Gato Persa - Temperamento
O Gato Persa é extremamente sereno e afetuoso, dando-se muito bem com outras raças e até com cães. Ele também é muito tolerante com as crianças.
Os cuidados com sua pelagem é, provavelmente, o ponto mais importante a ser considerado para os proprietários desse gato. O Gato Persa é um companheiro ideal para as pessoas que querem um gato de caráter simpático e que gostam de dedicar algum tempo para os cuidados diários que a sua exuberante pelagem impõe.
O Gato Persa é tradicionalmente conhecido pelo seu temperamento dócil e tranquilo, com capacidade de adaptar-se a mudanças ambientais. Possuem uma voz doce e melodiosa, quando comparado as demais raças. Muito carinhoso, demonstra nitidamente o apreço pelo seu proprietário. Extremamente limpo, "foge" de locais sujos e malcheirosos, e seus hábitos diários são basicamente a alimentação, higiene e cuidados com o pelo, diversão e sesta.
Espirituosos e brincalhões, encontram diversão nos objetos mais simples, e até nas próprias sombras. Seu interesse por diversão não se altera na fase adulta, continuando a brincar e a provocar seu "dono" para que participe da diversão. Ele pode permanecer por horas deitado no seu lugar favorito na casa, sem que pareça estar prestando atenção ao que acontece ao seu redor, mas sem perder a aura de aristocrata que tantas pessoas admiram.
Os Persas adoram caricias, cafunés e todas as expressões de carinho, e raramente mostram suas garras, a não ser quando "amassam" o nosso colo "ronronando" (é uma demonstração de que estão gostando muito da situação).
Padrão da raça - Persa
O Gato Persa ideal deve dar a impressão de uma ossatura pesada. Um gato bem equilibrado, com uma expressão doce, linhas suaves e redondas. Os olhos redondos e grandes bem afastados numa grande e redonda cabeça, que contribuem para um aspecto global expressivo. A pelagem espessa e longa, suaviza as linhas do gato e acentua a aparência arredondada.
A cabeça é grande e volumosa, com grande largura de crânio. O nariz pequeno, achatado e largo, com o topo terminando centrado entre os olhos. Bochechas cheias e mandíbula larga e poderosa. Corpo compacto, patas curtas e robustas, cauda curta e espessa, pequenas orelhas. Caráter Dócil.
Exótico - Gato de Pelúcia
Visual atraente e excelente companhia,
O gato Exótico é alegre, ativo e brinca exaustivamente com seu dono, para em seguida, curtir aquele sono reparador. Amoroso, exige carinho o tempo todo. É um excelente caçador, adora brincar com borboletas, passarinhos e outros bichos.
O temperamento é parecido com o do Persa, carinhoso e apegado ao dono, porém, o Exótico é mais extrovertido e alegre, provavelmente uma herança do American e do British Short Hair.
Possui pelo curto, não deitado, com subpelo. Caráter Dócil.
Origem e História
Gato bonito e ainda raro no mundo inteiro, desenvolvido por volta de 1960 nos EUA, o Exótico foi selecionado pelos criadores para ter um visual atraente e ser excelente companheiro.
Para chegar nele foram cruzados o Persa, que tem temperamento ótimo para companhia, com raças de pelo mais curto, fisicamente semelhantes ao Persa (formas mais arredondadas e corpo compacto), como o American Short Hair e o British Short Hair, visando uma pelagem media e densa.
O resultado foi o Exótico com uma pelagem que fica praticamente em pé, sem ser espetada, dando-lhe volume e aspecto de bicho de pelúcia.
Foi reconhecido em 1966, nos EUA, logo alcançando popularidade na Europa. Hoje também é reconhecido pelas maiores entidades felinas mundiais - a CFA, Cat Fancier Association, dos EUA, e a FIF, Federação Internacional Felina, da Europa.
Suas características foram fixadas geneticamente. No entanto, é permitido se cruzar Exóticos com Persas, sendo que o resultado será filhotes Persas ou Exóticos (nunca um tipo intermediário, pois as características de ambos já estão fixadas após 20 gerações de cruzamentos). Acasalar com o Persa é permitido, para se melhorar o tipo do Exótico - achatar mais a carinha e dar formas sempre mais arredondadas.
Este gato chegou ao Brasil pelas mãos de Anne Marie Gasnier, proprietária do Gatil Typhsu, em Santo André - SP, na década de 80,
Hoje já temos vários criadores que optaram por criar essa Maravilhosa Raça !